terça-feira, 27 de abril de 2010

Belo Monte (sem beleza e sem monte!)




Olá queridos leitores :D
Hoje foi tratar de um assunto bastante atual e conflitante que está acontecendo aqui no Pará, que é a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu. Em 1975 começou os estudos para construir essa tal usina. Muitos anos se passaram e em 2007 durante um encontro entre os índios e o responsável pela construção da obra, houve a maior confusão quando os índios se mostraram contra a construção da obra (eles até acabaram ferindo o cara responsável pelo projeto...ih!). Bom, mas apesar de ambientalista e acadêmicos lutarem para embargar essa obra, pois defendem que causará grandes impactos ambientais, o nosso “tão amado” presidente afirmou que vai ser sim construída a usina e recentemente já está sendo até leiloada. O governo afirma que a criação da hidrelétrica trará progresso para a região, e em conseqüência disso progresso para o Brasil. Mas o que o nosso presidente e os governantes não levam em consideração que os estudos feitos na região que mostram claramente como essa obra vai prejudicar a fauna e a flora da região. É pessoal mais um feito do governo que visa apenas o lucro e não leva em consideração que eles pretendem inundar um terreno que pertence aos índios (e são terras férteis e produtivas), para o desenvolvimento do Brasil?
Aqui vão sugestões de fontes de energia que não agridem o meio ambiente: energia eólica, energia solar, biomassa entre outras que existem. Porque agredir ao meio ambiente se podemos produzir energias de forma sustentável?


E isso aí pessoal obrigada por passarem por aqui e até o próximo post!


P.S: Esse post foi sugestão de Jamilly Rocha (seguidora do blog). Se vocês quiserem sugerir algum tema para postar aqui é só entrar em contato comigo, afinal o blog é de você também!

6 comentários:

  1. uh uh uh uh . cacique concorda hauahuah =D

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente é o preço da "evolução" capitalista, industriarios e usineiros não estão muito interessados na comunidade indigena e menos ainda no meio ambiente...
    Mais uma vez parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  3. Refletindo...
    Realmente Estevam a '''''evolução'''' capitalista ñ tem preço.(focando no ponto evolução) Mais será que realmente é uma evolução para nós nortistas ?? se por um momento não levarmos em conta a situação dos índios , vemos q essa situação não é propícia para agente , afinal quem nos garante q a usina vai trazer crescimento para nós nortistas ? será q não é mais uma do governo? tirar nossos recursos desenvolver o 'Brasil' e esqcer da nossa região... pois é esse o papel que o Pará está fazendo, aqui há uma das maiores bacias de minérios naturais e toda essa riqueza ta sendo escoada para São Luís,gerando mais dinheiro para lá e nóis ?como ficamos ? como o professor Jozinaldo diz é uma verdadeira política 'caracu' o governo entra com a cara e a região com... ** poisée hehe ! Mais fazer oque?! nosso 'querido amado e idolatrado governo quer assim' ! x) E a questão da mão-de-obra ?segundo o governo vai ser um grande ganho para a população por gerar 18mil empregos inicialmente , porém esquecem que poucos são qualificados e isso nos gera a busca demão de obra de fora da região .será que isso vai resolver?? parece que não né !?
    E os índios? os selvagens como muitos chamam,pois não conhecem a realidade de vida deles. Mais o q fazer? se o governo não te escuta, e vc é considerado de uma outra 'etnia' e muitos pensam primeiro em sí e esqcem q vc tbm faz parte de uma população que precisa de apoio ( é acho q é assim q eles se sentem ,se não for pior) não justificando a violencia usada pelos índios,porém é a unik forma de eles protestarem ...pois nem a Funai estáa ajudando eles;então o jeito é lugar com as armas q se tem ..( lembro q ‘ :muitas etnias de indios já entraram em extinção muitos casos devido aos 'homens brancos ' )
    Mais voltando ao assunto...esse desenvolvimento posto pelo governo não caiu muito bem não, porque não em vestir em energia solar ? a Espanha um país predominantemente frio enveste , porque não no Brasil sendo que a região norte é uma das mais quentes .Não seria muito mais barato ?... é acho q aí está o problema , não geraria tanto dinheiro para o governo quanto uma usina gera ..principalmente no porte de Belo Monte ‘
    ['por um lado fco atée feliz em saber q o governo q levar enregia para algumas regiões ...olha q lindo! isso q é pensar no próximo..lala -pobre ironia- ha ha ha
    ^^ realidade !

    P.S! Valeu Ana Lúcia pelo post ‘ fiou muito boom
    Bjus ^^

    ResponderExcluir
  4. jamilly ROCHA

    Concordo em todo o sentido da sua dissertação...
    Talvez não tenha me expressado de forma clara no meu comentário, mas sou contra a construção da unisa em Belo Monte.
    Quando usei a palavra evolução entre aspas quis dizer sobre a "suposta" "melhoria" trazida pelo capitalismo para população local, levando em conta que na prática os resultados para a comunidade indígena não seriam diferentes de todas as outras formas de "Expropriação" (para não dizer roubo) do poder vigente quando se encontra com seus interesses conflitantes com as bases populares, (nesse caso os índios). Como vemos ao longo destes 510 anos de Brasil.

    ResponderExcluir
  5. hushus 'dissertação' ... acho q me empolguei com o assuno heh '
    -Estavam eu lhe entendi sim ,porém quando digo focando no ponto evolução ...qro dizer a respeito da evolução falada pelo presidente Lula nos jornais a respeito da usina. Tanto q a respeito da evolução citada por vc coloco aspas ' e a outra evolução a q me refiro é no sentido real sem ironia,logo não usei as aspas ... mais tenha certeza q lhe entendi . x)
    E não precisa neem falar née se sou a favor ou contra essa tal usina ' detalhe ..sou técnica em mineração,porém sou sensata ecreio q ñ devemos crescer pisando nos outros;
    ;* bjus

    ResponderExcluir
  6. o Lula é um grande filho da puta, ele vai fisitar a cidade de Altamira-PA no dia 22/06/2010, estão comentando que contrataram um assasino de elite para acabar com a raça do molusco!!!

    ResponderExcluir